Abelhas

1. Toda abelha tem ferrão?
Não! A abelha mais conhecida no mundo é a Apis mellifera, comumente chamada de abelha africanizada. Essa espécie é exótica, e foi trazida pro Brasil no período colonial. No Brasil, existe uma vasta biodiversidade específica de abelhas, com e sem ferrão. As abelhas sem ferrão fazem parte da tribo Meliponini, e só Brasil tem mais de 350 espécies!

2. O que significa ANSF?
ANSF é uma sigla para “Abelha Nativa sem Ferrão”.

3. Quantas espécies de ANSF existem?
Temos mais de 300 espécies catalogadas no nosso país. Somos o país com o maior número de meliponíneos (classificação biológica das abelhas sem ferrão) catalogados no mundo! Verdadeiras guardiãs dos nossos biomas <3

4. Por que essas abelhas não picam? Vocês removeram o ferrão delas?
As ANSF que produzem mel possuem o ferrão naturalmente atrofiado, uma condição evolutiva mesmo.

5. O que é "meliponário"?
Meliponário é o local onde ficam instaladas as caixas com Abelha Nativa Sem Ferrão (ANSF), também chamadas de Meliponíneos nas classificações biológicas.

6. É possível ter um meliponário na cidade?
Sim, é possível! Se você mora em casa ou apartamento de até 3 andares com sacada, é possível criar abelhas sem ferrão em ambiente urbano. Porém, existem alguns pontos importantes a se considerar para entender a viabilidade desse meliponário, como por exemplo a presença de plantas melíferas próximas e é preciso um cuidado especial para caso houver aplicação de agrotóxicos na região.