Meu Refúgio Adocicado

Montagem de meliponário educativo RURAL em sítios, fazendas, chácaras, hotéis fazenda e outros.

Esta modalidade, assim como o "Quintal Polinizador", visa enriquecer o meio, ressignificar espaços de lazer e por ser em ambiente rural pode ajudar na recomposição ambiental, melhorar a produção de frutos, além de contribuir para a conservação das abelhas em ambiente natural.

Este serviço envolve a instalação do meliponário, de ninhos temporários, além da formação teórico-prática em meliponicultura dos envolvidos. No caso de contratação para instalação em comunidades agroecológicas, familiares ou assentamentos, o meliponário pode ser produtivo, a depender das condições ambientais locais. Para os outros lugares, o meliponário é educativo atuando principalmente na educação ambiental de quem o visita e na recomposição da fauna para o fortalecimento da polinização local.

Por meio de pesquisas científicas, foi possível identificar que algumas espécies de abelhas sem ferrão são mais eficientes que a abelha europeia (Apis mellifera) na polinização de certas culturas agrícolas, como por exemplo, morango, abóbora, tomate, açaí e café. Sabendo disso, é possível instalar um meliponário com o objetivo de fortalecer a polinização de culturas orgânicas pequenas, até 6 hectares, dependendo do contexto ambiental que a propriedade se encontra.

O leque de possibilidades é grande, estamos à disposição para elaborar o melhor projeto possível e personalizado para você!

A montagem de meliponário em ambiente rural é realizada em 6 etapas:

  1. DIAGNÓSTICO: Avaliação das condições ambientais locais, definição das espécies utilizadas e da quantidade de ninhos (máximo de 49 caixas), considerando o objetivo e o contexto em que o meliponário estará inserido, respeitando sempre a área de vida natural das espécies de abelhas (formação vegetal e bioma).
  2. INSTRUÇÃO SOBRE ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO: Envolve a regularização do meliponário e do (a) meliponicultor (a) nos sistemas de acordo com a localização, por exemplo no Estado de São Paulo, são: o SIGAM/GEFAU e o GEDAVE. Essa etapa se aplica às instalações em São Paulo e Minas Gerais. Atividades em outros estados a conversar.
  3. MONTAGEM/INSTALAÇÃO: Escolha dos locais definitivos dos enxames e auxílio na montagem estrutural do meliponário.
    1. Não fazemos o trabalho de abertura dos buracos, transporte, inserção dos mourões e construção da estrutura, se o meliponário for coletivo. Sendo assim, os contratantes podem ajudar ou haverá a contratação paralela de mão de obra.
  4. INSTALAÇÃO DE NINHOS TEMPORÁRIOS: Instalação de pelo menos 20 ninhos temporários para avaliação dos enxames naturais e busca ativa dos mesmos. O sucesso na captura de enxames naturais possibilita um incremento do plantel em diversidade e quantidade de abelhas.
  5. FORMAÇÃO EM MELIPONICULTURA: São pelo menos 2 horas de atividades teórico-práticas para o responsável.
  6. MANUTENÇÃO (recomendado): Realizada alguns meses depois da instalação, tem objetivo de verificar o bem-estar das abelhas, avaliando cada caixa, quando necessário efetuamos um manejo específico e orientamos o responsável, como por exemplo, alimentação artificial das abelhas.

Para contratar, preencha o Formulário de Interesse - Serviços Heborá e receba nosso contato!

Voltar para o blog