Mirim Droryana
Plebeia droryana (Friese, 1900)
Outros nomes populares:
Mirim Droryana, Mirim Mosquito, Jataí Mosquito, Jati.
Características da abelha e do ninho:
É uma abelha relativamente pequena, medindo 3 mm de comprimento. Apresenta uma mancha amarela em forma de gota na parte frontal da cabeça. Seu tórax é de cor preta e seu contorno tem listras e dois pontos amarelos. Suas pernas são alaranjadas, assim como o abdômen que tem listras marrons.
Essa espécie tem o hábito de nidificar em fendas de árvores, ocos, buracos nas rochas, muros, desde que sejam do tamanho apropriado para o seu ninho e ao abrigo do sol. O ninho da Mirim é construído com própolis e cerume, de coloração marrom claro. A entrada do ninho possui cerca de 1cm, a qual permanece aberta durante a noite. Se o ninho estiver em local escuro, o pito será maior e direcionado para a claridade. Frequentemente poderá haver duas entradas em um mesmo pito, uma menor e outra maior (a entrada principal), possibilitando a passagem de 3 abelhas por vez. Sua população é grande, em torno de 2 a 5 mil abelhas por colméia. Os discos de cria são horizontais ou helicoidais com invólucro presente. Essa espécie apresenta diapausa, ou seja, cessa a oviposição na época de inverno.
Imagem 8. Plebeia droryana. Detalhes da abelha na foto da esquerda. Entrada do ninho à direita. Note a presença de dois orifícios de entrada. Fonte: Tatiana Magalhães e Lucy Belinello, respectivamente.
Comportamento:
A Mirim tem um comportamento manso. O raio de voo dessa espécie é de no máximo 540 m. É considerada resistente e rústica.
Regiões de ocorrência:
Há registros de ocorrência nos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. Além do Brasil, a Mirim também é encontrada na Argentina, Bolívia e Paraguai.